Ensinará a voar… Mas não voarão o seu voo. Ensinará a sonhar… Mas não sonharão o seu sonho. Ensinará a viver… Mas não viverão a sua vida. Ensinará a cantar… Mas não cantarão a sua canção. Ensinará a pensar… Mas não pensarão como você. Porém, saberá que cada vez que voarem, sonharem, viverem, cantarem e pensarem… Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!
Madre Teresa de Calcutá
O quê é ser mãe ?
Quando eu pergunto para uma mãe o que significa maternidade, a grande maioria já me disse muitas coisas em comum, e fazendo um resumo super sintético poderia dizer então que ser mãe é chamar para si a maior e mais divina das responsabilidades. É ter no colo o poder de acalmar, no sorriso o poder de confortar. Ser mãe é ser estabilidade e fortaleza, mesmo na incerteza, mesmo no sofrimento. Que é o amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo.
Mas indo um pouco além, MÃE É TUDO!
Mãe é a continuidade do nosso passado, somos o seu presente, e a nossa essência se passa através das gerações. Mãe é abrigo, é abraço, é colo, é direção e caminho. Mãe é sorrisos, é o alicerce que nos mantém mesmo quando ela parte para outra jornada além desse espaço tempo. Mãe é pureza, mãe é deusa, é rainha, é soberana, mãe é tudo o que há de melhor.
Sobre esse ensaio...
Eu e a Maria Daniela, já estávamos conversando já havia um certo tempo sobre fazer um ensaio, mas nessa correria da vida, nos faltava o maior ativo que temos, nos faltava TEMPO! E enfim deu certo! Mesmo com o dia nublado e chuvoso, conseguimos fazer nosso ensaio, ou melhor consegui ter o prazer de fotografar a Maria com os filhos, Pedro e o Miguel.
Como bem já sabem tenho um olhar observador e um ouvido atento, e pude notar e espero que consigam sentir isso nas fotos, o que é essa mãe e esses filhos.
Eu não acho, eu tenho certeza, o mundo está necessitado de mais relações familiares assim.
Pude ver uma mãe que é tudo, é moderna, descolada, antenada com o mundo, amiga, leal. Uma mãe que é por natureza independente e ensina os dois a serem assim, uma mãe incrível que estimula os sonhos dos filhos, que dá a correção também necessária porém com muito amor e carinho, não só falando mas mostrando de fato o certo e o errado, eu pude ver uma Mãe!
Pude observar também um amor sem igual por esses dois, uma forma de tratar cada um muito especial, o amor na mesma proporção, mas ela sabe com muita inteligência e sensibilidade ser a mãe que cada um precisa. Pude olhar e ver a essência dela em cada um, nos pequenos gestos, no sorriso doce e fácil, no olhar carinhoso e orgulhoso, no pertencimento de serem dela por que ela é toda deles.
E tenho a convicção que lá no futuro, quando esse senhor tempo já tiver passado varias vezes, tanto o Pedro quanto o Miguel irão olhar para os próximos da sua geração e entenderão o que chamamos de tempo cíclico, e visualizar em cenas o passado o presente. E esperarão do futuro não algo melhor, mas que ele traga o melhor de nós mesmos.
Que nada mas é que a evolução do essencial que foi ensinado, aquilo que fica dentro de nós. Por que não importa o caminho percorrido, ou quanto lá na frente no futuro estarão, tudo o que você Maria representa está lá, por que independente de como for, MÃE É ESSÊNCIA!
Obrigada pelo carinho e pela entrega de vocês para esse ensaio. Adorei a experiencia.